Teve, por Unidade mobilizadora, o Regimento de Artilharia Ligeira 1, de Lisboa. Constituído por três Companhias operacionais e uma de comando e serviços - C.ART 738, C.ART 739, C.ART 740 e CCS - desembarcou em Luanda no dia 18 de Janeiro de 1965. Regressou à Metrópole em 1967, aportando ao cais da Rocha do Conde de Óbidos a 9 de Março.


sábado, 16 de janeiro de 2010

Tôto - Destacamento de Intendência

No seguimento do nosso postal de 30.Nov.2009, "Escoltas", fomos, como já referimos, agradavelmente surpreendidos pelo contacto, via "mail", do ex-Alf Mil SAM, Emanuel Fronteira, emigrante no Canadá há cerca de 30 anos.

Embora não o referindo expressamente, esteve sempre presente no nosso espírito, desde que iniciámos este trabalho, a possibilidade de encontrarmos alguns camaradas que, por força de determinadas circunstâncias, não mantiveram qualquer vínculo com outros elementos do Batalhão e que, por esse facto, não puderam ainda experimentar as alegrias do reencontro na sempre agradável atmosfera das nossas confraternizações.

Embora poucos, alguns casos vão acontecendo, como o do camarada acima referido, o que, inequivocamente, nos anima a continuar o nosso propósito.

Em "mail" recebido ontem, o Emanuel lamentava, sem dúvida com alguma tristeza, não ter qualquer contacto dos seus antigos soldados, sobretudo daqueles que, com ele, serviram no Tôto. Daí a razão deste pequeno postal em que, publicando uma sua fotografia da época - recorte fotográfico de uma foto de grupo, tirada no aeródromo de manobra do Tôto - o fazemos na esperança de que, alguns deles, a possam ver. Se tal acontecer, o autor do blogue, uma vez contactado, disponibilizará o endereço electrónico do Emanuel.

VETERANO

7 comentários:

Joaquim Angelo disse...

Caro Ex-combatente também estive no toto, e fiz parte da companhia de caçadores 1494 desde de Janeiro de 1966, durante 17 meses e depois fomos para o inga.

Joaquim Angelo disse...

Caro Ex-combatente também estive no toto, e fiz parte da companhia de caçadores 1494 desde de Janeiro de 1966, durante 17 meses e depois fomos para o inga.

VETERANO disse...

Caro Ex-Combatente:

Lembro-me, perfeitamente, da vossa Companhia. Aliás, fiz algumas "operações" de sobreposição com pelotões vossos.

Se a memória me não falha, era comandada pelo Capitão (ou Tenente, ainda) Almeida - julgo que era este o nome dele - que fora meu instrutor no Curso de Oficiais Milicianos, em Mafra.

Nunca mais soube dele. Se me puder dar algumas notícias, ficava-lhe grato. Como aliás também, de um outro Capitão, de nome Matos, que comandava outra Companhia do vosso Batalhão, igualmente nosso conhecido dos tempos de Mafra.

Joaquim Angelo disse...

É verdade caro amigo, o comandante da companhia de caçadores 1494 foi o tenente Adelino Quaresma Fernandes de Almeida,algum tempo depois foi promovido a Capitão, já no toto, também me é familiar o nome do do tenente matos...Mas já não me recordo de que companhia era se do pad.Quanto ao capitão Almeida da 1494 tenho informação que já faleceu há muitos anos, e nunca participou no encontros do Batalhão,infelizmente.Outros oficiais têm comparecido a chamada...E ainda bem que é sempre um grande prazer porque os rapazes matam algumas saudades dos tempos de juventude...

Anónimo disse...

Passei no Tôto 26 meses! Já não via o quartel há 37 anos, pois estive lá de 1971 a 1973. Gostei de ver as V/fotos do Tôto. Obrigado
C.A.R. Costa, CCS, BCAÇ 3855.

VETERANO disse...

Camarada Costa (CCS,BCAÇ 3855):

Continue a acompanhar este Blogue. Mais fotos do Tôto serão, futuramente, publicadas

Nelson Mendes disse...

Nelson Mendes
Também estive no Toto entre 71 e 73. Era op cripto da CCS. Gostaria de saber do paradeiro do Alf NEVES, Chefe das Transmissões que foi evacuado devido a acidente de viação, quando vinha de Quimaria. Gostava também de saber do Capelãp PENACHO DA LUZ (Era Açoreano)