Teve, por Unidade mobilizadora, o Regimento de Artilharia Ligeira 1, de Lisboa. Constituído por três Companhias operacionais e uma de comando e serviços - C.ART 738, C.ART 739, C.ART 740 e CCS - desembarcou em Luanda no dia 18 de Janeiro de 1965. Regressou à Metrópole em 1967, aportando ao cais da Rocha do Conde de Óbidos a 9 de Março.


domingo, 13 de junho de 2010

Dulce et Decorum Est Pro Patria Mori

Memorial aos mortos em combate da Freguesia de Arcozelo
Vila Nova de Gaia

Pelas 10H30 de hoje, celebrou-se, na Igreja Matriz de Arcozelo, em Vila Nova de Gaia, uma Missa "In Memoriam" dos militares mortos em combate no Ultramar Português oriundos daquela localidade.
A iniciativa pertenceu à Delegação Metropolitana do Porto da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra.
Um dos sete militares tombados em defesa da Pátria fez parte do 4º. Grupo de Combate da CArt 739 do BArt 741. Chamava-se Artur Dias dos Santos e era, entre nós, conhecido pelo "Palhaço Pequeno".
Da CArt 739 estiveram presentes quatro ex-militares (Silva Pereira, Gonçalo Almeida, António Oliveira e Artur Pinto).
Após a cerimónia religiosa, e ainda antes da A.P.V.G. ter organizado a romagem ao cemitério local, estes quatro camaradas do "Palhaço" deslocaram-se ao memorial, onde, guardaram respeitoso silêncio em memória, não só daquele camarada, mas de todos quantos, havendo pertencido ao BArt 741, entretanto faleceram.

Em sua homenagem, o "Toque do Silêncio"


Soldado Artur Dias dos Santos! PRESENTE!

Sem comentários: