Teve, por Unidade mobilizadora, o Regimento de Artilharia Ligeira 1, de Lisboa. Constituído por três Companhias operacionais e uma de comando e serviços - C.ART 738, C.ART 739, C.ART 740 e CCS - desembarcou em Luanda no dia 18 de Janeiro de 1965. Regressou à Metrópole em 1967, aportando ao cais da Rocha do Conde de Óbidos a 9 de Março.

sábado, 30 de junho de 2012

Regresso ao Tôto - A Esplanada

Vista do Quartel do Tôto.
Junto ao monumento, em primeiro plano, rendia-se a parada, hasteando a Bandeira Portuguesa, pelas 8 horas da manhã. Pelas 5 da tarde, formava-se, novamente, para a recolher.
Ao fundo, o edifício da messe, sobre o qual se vê a esplanada. À direita, o refeitório das praças.

Em 23 de Novembro de 1965, o CapArt Fernando Mira deixou o comando da Companhia 739, por ter sido promovido e, consequentemente, colocado noutra Unidade, em Nova Lisboa. Foi substituido pelo CapInf Ramiro Morna do Nascimento que chegou ao Tôto, pouco tempo depois.
O novo Comandante era (e é, ainda, felizmente) um madeirense, de personalidade muito humana e simpática e despertou, rapidamente, amizades. Para além de dar continuidade, com grande empenho, à construção da Sanzala Nova, enveredou por um programa de obras no aquartelamento que tinha em vista a manutenção de um bom moral, entre a tropa. Destaco, dentre outras, a construção de um campo de futebol - onde muitas jogos se realizaram, não só entre os vários Pelotões mas também com equipas do Destacamento de Intendência e do Pelotão de Apoio Directo - e, para deleite dos oficiais da CArt - e julgo que, também, dos Sargentos - uma esplanada, de características rústicas, na placa de cobertura da messe.
Ao fundo, o SoldAtInf Horácio, o 1ºCabEnfº Vicente e o SoldAtInf, "o Viana". O primeiro e o terceiro tinham funções na messe de Oficiais e já AQUI, a eles me referi.
De frente para a câmara, o AlfMilInf Guilherme Barreira, o AlfMilInf António Augusto, seguindo-se três Oficiais, de quem não recordo os nomes (sem alguém souber, agradeço a informação) e, escondido, o Comandante José Francisco Soares.
De costas, estão o autor do blogue, o Dr. Terrinha, médico da CArt 739, o AlfMilInf Eduardo Palaio e um Padre Capelão da Força Aérea que, todos os Domingos, rezava Missa na capelinha do Tôto.   

Num dos recentes convívios realizados pelo Batalhão - salvo erro em 2011 - o CapInf Morna (actualmente Coronel, mas refomado ou na Reserva, não sei bem) facultou-me o seu álbum de fotografias, as quais digitalizei e arquivei juntamente com as que possuo. Ao efectuar a digitalização, vieram-me à memória vários epísódios que, tendo tempo e saúde, irei contando. As fotografias que ilustram este postal foram tiradas na esplanada aqui referida, não me recordando a que propósito, mas, tudo leva a crer, para registar a presença, num almoço, do nosso Comandante José Francisco Soares, numa visita que fez ao Tôto.
Todos os já referidos.
De costas, à cabeceira da mesa, o AlfSerInt, Emanuel Fronteira, Comandante do Destacamento de Intendência.
Todos os já referidos
Ao fundo, à cabeceira da mesa, o CapInf Ramiro Morna do Nascimento
VETERANO

Sem comentários: