Teve, por Unidade mobilizadora, o Regimento de Artilharia Ligeira 1, de Lisboa. Constituído por três Companhias operacionais e uma de comando e serviços - C.ART 738, C.ART 739, C.ART 740 e CCS - desembarcou em Luanda no dia 18 de Janeiro de 1965. Regressou à Metrópole em 1967, aportando ao cais da Rocha do Conde de Óbidos a 9 de Março.


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cel. Cmd. Jaime Rodolfo Abreu Cardoso


Num acidente aéreo ocorrido no passado dia 18 deste mês, faleceu o Coronel Comando Jaime Rodolfo Abreu Cardoso, que conheci em 1964 no Regimento de Infantaria 8, em Braga. Soube da notícia ao visitar este sítio, já próximo do fim do mês.

No início daquele ano de 1964 fui colocado, tal como outros camaradas do meu curso de 1963, como Aspirante a Oficial Miliciano de Infantaria, no RI 8 (ver, aqui, algumas fotos). Algum tempo depois apresentou-se na Unidade o Ten Cardoso, Miliciano como nós, recém-chegado de Angola, que, rapidamente conquistou a nossa consideração e amizade.

As lembranças que tenho não são muito nítidas, mas recordo, as variadas conversas – diria quase palestras - que tinha connosco, procurando transmitir-nos a sua experiência adquirida em combate. Foram conselhos preciosos que, mais tarde, muito nos serviram.

Terminada a segunda recruta de 1964, fui colocado no RI 2, de Abrantes, e nunca mais voltei a encontrá-lo. Mas, enquanto militar, o Ten Cardoso foi sempre, para mim, uma referência.

O Coronel Comando Jaime Cardoso foi condecorado, ainda em 1964, com a Medalha de Prata de Valor Militar, com palma, em 1969 foi-lhe conferido o grau de Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e, em 1973, foi condecorado com a Medalha de Cruz de Guerra de 1ª. Classe. Pode ler-se AQUI, uma breve resenha biográfica.

Foi uma honra tê-lo conhecido.

Deus tenha a sua alma em paz.

Sem comentários: