Teve, por Unidade mobilizadora, o Regimento de Artilharia Ligeira 1, de Lisboa. Constituído por três Companhias operacionais e uma de comando e serviços - C.ART 738, C.ART 739, C.ART 740 e CCS - desembarcou em Luanda no dia 18 de Janeiro de 1965. Regressou à Metrópole em 1967, aportando ao cais da Rocha do Conde de Óbidos a 9 de Março.


segunda-feira, 8 de março de 2010

CONFRATERNIZAÇÃO 2010

À chegada...

Anteontem, Sábado dia 6, reuniram-se num restaurante de Couto de Esteves – uma Freguesia do Concelho de Sever do Vouga – 97 ex-combatentes do Batalhão de Artilharia 741, a que se juntaram mais dois indefectíveis do PCAÇ 967. Se considerarmos, como é dever fazer, os familiares que os acompanharam, ascendeu a 196 o número dos adultos presentes.

Alguns camaradas, com cuja presença contávamos, não puderam comparecer. Nuns casos, razões de saúde própria ou de familiares próximos, noutros, em virtude da distância a percorrer ser já excessiva, tendo sobretudo em conta a idade que, todos nós, vamos tendo e, noutros casos ainda, devido à previsão de mau tempo que, pelo menos localmente, se concretizou em frio, vento forte e alguma chuva, como foi o caso do Cel Morna – um dos ex-comandantes da CArt 739 - que viajaria da sua Madeira natal e que se viu obrigado a desistir da passagem que tinha já adquirido.

A confraternização iniciou-se às 11 horas com a Missa “In Memoriam”, rezada pelo Pároco da localidade, o Pe António Cabeço, que soube muito bem interpretar o sentido da celebração, traduzindo-o numa participada homilia.

Seguiram-se o repasto, as fotografias individuais e de grupo, o “bailarico” muito animado, o lanche para confortar os estômagos durante a viagem de regresso e, por fim, a distribuição do bolo comemorativo, acompanhado de bom espumante.

Aproveitámos os momentos finais do convívio, para transmitir algumas notícias – sobretudo os cumprimentos de muitos camaradas ausentes, mas presentes em espírito – e, também, para nos recolhermos num momento de silêncio pelos camaradas falecidos. A finalizar, cantaram-se os “Parabéns” pelo 43º. aniversário do nosso regresso.

A reunião foi-se desfazendo a pouco e pouco, com promessas mútuas de reencontro, daqui por um ano!

O almoço

Uma curiosa composição fotográfica da CArt 740, da autoria do Sargento Peniche

O baile...

Ouvindo as notícias...

Com dois camaradas em fase de convalescença de doença grave, mas que, mesmo assim, quiseram estar presentes

Despedidas...

VETERANO

PS - As fotos foram, gentilmente, cedidas por um familiar, não fazendo, pois, parte da reportagem fotográfica.
V.
«clique nas fotos, para ampliar»

Sem comentários: