Teve, por Unidade mobilizadora, o Regimento de Artilharia Ligeira 1, de Lisboa. Constituído por três Companhias operacionais e uma de comando e serviços - C.ART 738, C.ART 739, C.ART 740 e CCS - desembarcou em Luanda no dia 18 de Janeiro de 1965. Regressou à Metrópole em 1967, aportando ao cais da Rocha do Conde de Óbidos a 9 de Março.


terça-feira, 10 de março de 2015

CONFRATERNIZAÇÃO DE 2015 - Parte Primeira

Cart 738
CArt 739
Cart 740
CCS
(Fotos gentilmente remetidas pelo Camarada Carlos Cristóvão, da CCaç 715 que, anualmente, comemora connosco)

Confraternização de 2015

Há três dias, a 7 de Março, levamos a cabo mais um almoço-convívio dos militares que pertenceram ao Batalhão de Artilharia 741. Comemorámos o 48º. Aniversário do nosso regresso - a 9 de Março de 1967 - bem como o 50º. da nossa partida - 18 de Janeiro de 1965.

Desta vez, o evento aconteceu em Martingança, Em tempos de crise há que ponderar variados aspectos na decisão e esta foi a melhor solução encontrada, apesar de, localmente, haver, por parte de alguns camaradas, alguma contestação. Argumentavam que teria sido preferível realizar o evento em Fátima. Sucedeu, porém, que o nosso local habitual nesta localidade tinha o dia ocupado. Outros contactos se fizeram, sem êxito, devido a razões várias. A solução foi, de facto, Martingança.

Apesar de algumas (poucas) queixas a que já aludimos, o evento correu, até, aceitavelmente bem! O dia esteve bonito, quase quente, pois o Sol primaveril honrou-nos com a sua presença. Para além das entradas e do almoço, houve bar aberto, bolo de aniversário e espumante, música ao vivo para dançar e lanche para confortar os estômagos para a viagem do regresso!

Mudando de assunto, não podemos deixar de lamentar a ausência de alguns Camaradas, na generalidade por razões de doença própria ou de familiar. São amizades de 50 anos! E, subitamente, sabemos que este vai ser operado, que aquele o foi no mês passado, e, àqueloutro, lhe faleceu a Mulher! Há cartas-convite que nos chegam, devolvidas, levando-nos a suspeitar de eventuais falecimentos! É a idade a vencer a batalha da vida!

Durante momentos, lembrámos aqueles, cuja doença lhes não permite a deslocação. O Martins, companheiro da Organização, o Armando Sobreiro, o Arnaldo Carneiro e outros mais. E lembrámos, também, aqueles que faleceram, não só em terras angolanas - "O Palhaço", o Pinto e o Moreira, cuja memória cuidamos em manter viva neste blogue - mas, igualmente, aqueles de cujo falecimento fomos tomando conhecimento ao longo dos anos. Ver Página "In Memoriam".   
Discursou, como habitualmente, o Coronel Rubi Marques que nunca se dispensa de comparecer. Confortam-nos as suas patrióticas palavras, fazendo-nos sentir que, apesar de tudo, o dever que soubemos cumprir, valeu a pena, pela honra e em memória das muitas gerações que nos precederam!

A pouco e pouco, os Camaradas foram fazendo as suas despedidas mútuas, e a sala foi-se esvaziando! No fim, ainda tivemos a oportunidade de admirar um "show" de dança protagonizado pelo Almeida e pelo "1020". De facto, quem sabe, nunca esquece!

Dentro de dias, publicaremos mais fotos e mais palavras! Para matar a saudade!

J Silva Pereira 

Sem comentários: