Teve, por Unidade mobilizadora, o Regimento de Artilharia Ligeira 1, de Lisboa. Constituído por três Companhias operacionais e uma de comando e serviços - C.ART 738, C.ART 739, C.ART 740 e CCS - desembarcou em Luanda no dia 18 de Janeiro de 1965. Regressou à Metrópole em 1967, aportando ao cais da Rocha do Conde de Óbidos a 9 de Março.


terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

AN ORAL HISTORY OF THE PORTUGUESE COLONIAL WAR: CONSCRIPTED GENERATION

Em dia que não posso precisar, entre os finais de 2006 e o início de 2007, deparei, num jornal diário, com um anúncio, através do qual alguém pretendia contactar antigos combatentes das Guerras de África que se dispusessem a partilhar a experiência que lá  tinham vivido.

Respondi ao anúncio, tendo sido, pouco tempo depois, contactado por uma doutoranda da Universidade de Sussex, que me comunicou pretender recolher elementos das histórias pessoais nos três teatros de operações, para usar num projecto de investigação que estava a desenvolver, no âmbito do seu doutoramento.

Foi assim que tive gosto de conhecer a, ora Doutora, Ângela Campos.

Estando, na altura, em vias de realizar a Confraternização de 2007, permiti-me convidá-la a estar presente, convite que ela, amavelmente, aceitou, podendo, deste modo, estabelecer contacto com alguns camaradas do nosso Batalhão, tendo em vista idêntica colaboração.

Mais tarde, em Julho de 2007, eu próprio pude, numa saleta do Clube Fenianos Portuenses, na baixa do Porto, contribuir com o meu testemunho. 

Em Março de 2017, recebi uma carta comunicando-me ter acabado de ser publicada a obra An Oral History of the Portuguese Colonial War: Conscripted Generation,  pela Palgrave Macmillan (Palgrave Studies in Oral History, Nova York, 2017), estando já em preparação uma versão em língua portuguesa.

No dizer da autora, "...esta obra centra-se nos testemunhos de ex-combatentes, advogando uma prática historiográfica renovada a nível de metodologias, fontes e conteúdos, e atenta à multiplicidade das experiências de guerra", podendo ser adquirida a partir do site da Palgrave Macmillan: 
https://www.palgrave.com/us/book/9783319461939.

Àqueles que dominam o inglês, permito-me sugerir a aquisição desta obra de elevada qualidade, na sua versão original, cuja fotografia encabeça este postal, enriquecendo por esse meio a sua biblioteca pessoal. 

De qualquer modo, logo que tenha conhecimento da publicação da versão em língua portuguesa, não deixarei de a publicitar neste mesmo local, convencido do bom acolhimento por parte de todos os camaradas.

VETERANO

Sem comentários: