Teve, por Unidade mobilizadora, o Regimento de Artilharia Ligeira 1, de Lisboa. Constituído por três Companhias operacionais e uma de comando e serviços - C.ART 738, C.ART 739, C.ART 740 e CCS - desembarcou em Luanda no dia 18 de Janeiro de 1965. Regressou à Metrópole em 1967, aportando ao cais da Rocha do Conde de Óbidos a 9 de Março.


domingo, 24 de fevereiro de 2019

In Memoriam --- 19 - SEBASTIÃO JOSÉ TERRA FAGUNDES

No decurso da organização da Confraternização do corrente ano, fomos confrontados com a triste notícia do falecimento, no passado dia 22 de Novembro de 2018, do nosso Camarada Sebastião Fagundes.

O infausto acontecimento foi-nos comunicado pela Viúva, no seguimento da carta-convite da confraternização que, oportunamente, havíamos remetido. O autor do blogue  deu imediato conhecimento do triste facto a alguns camaradas mais íntimos, nomeadamente aos camaradas da CART 738 à qual o Fagundes pertenceu.

Conheci o Sebastião Fagundes, se a memória me não trai, no Centro Militar de Educação Física e Desportos (CMEFD), anexo à Escola Prática de Infantaria, de Mafra, onde um numeroso grupo de Aspirantes Milicianos prestava provas de selecção para os cursos de Minas e Armadilhas ou de Operações Especiais. Ambos previlegiámos as provas do Curso de Minas e Armadilhas, acabando por irmos frequentá-lo em Tancos, na Escola Prática de Engenharia, seguindo-se, no fim do Curso, a apresentação no RAL 1, por alturas de Setembro de 1964 e, obviamente, a colocação em CART's diferentes.

O relacionamento, quer no RAL 1, quer. mais tarde, em Angola foi diminuto, devido à dispersão das Companhias. Verdadeiramente, só após o início das Confraternizações é que nos fomos conhecendo melhor - acabei por saber, até que, o Fagundes, tal como o subscritor, era funcionário bancário e, ao que penso, até do mesmo Banco, trabalhando ele, em Lisboa e o subscritor no Porto.

Um camarada que o conheceu muito melhor do que o autor do blogue, escreveu AQUI, uma breve nota sobre o Sebastião Fagundes, realçando o seu entusiasmo pelo seu desporto de  eleição.

Descansa em Paz, Caríssimo Fagundes!  

VETERANO    

Sem comentários: